terça-feira, 5 de junho de 2012

Dicas para ter cabelos perfeitos – Parte 2



Continuando com a parte 2 das nossas dicas incríveis para ter cabelos sempre perfeitos, hoje vamos dar dicas para modelas os cabelos, cuidar diariamente, tratar em casa e, ainda, a ter uma alimentação balanceada para refletir saúde e beleza nos fios. Confira:


4 – Escovas 

Engana-se quem pensa que as escovas, definitivas ou temporárias, só servem para quem quer fios lisos. As cacheadas também podem apelar para tratamentos como o Stableus para acalmar os cachos e reduzir o volume. As que têm ondas mas gostam de um visual escovado podem acordar todos os dias com fios retinhos através de alisamentos como o Photon Hair (feito com o auxílio de uma luz fotônica) e o alisamento japonês. 



·       A escova progressiva, alvo de muita polêmica, está liberada, se usada com fórmulas com até 4% de concentração da química alisante. 

·        As escovas tradicionais, feitas com secador, modelam o penteado, deixam os fios mais bonitos e brilhosos. Use um protetor térmico antes e um spray finalizador depois, para fixar melhor; 

·       As escovas definitivas devem ser refeitas a cada 3 a 6 meses, dependendo do tipo de cabelo original e do ritmo de crescimento da raiz; 

·       Quem faz escovas definitivas deve ter cuidados redobrados com hidratação para tratar os fios, pois levam muita química.

5 – Cuidados diários 

De nada adianta gastar um dinheirão no melhor salão, experimentar as técnicas mais modernas e as tinturas da última moda, se você não for cuidadosa com seus cabelos no dia-a-dia. O tratamento diário que você dá a ele é determinante para que seus fios mantenham-se bonitos e saudáveis. 



·        Hoje em dia há uma infinidade de marcas e tipos de xampus e condicionadores. Podem ser para cabelos quimicamente tratados, cacheados, lisos, castanhos, ruivos ou dourados e por aí vai. Escolha o que mais tem a ver com seus fios e troque de produto periodicamente, pois os cabelos se acostumam com a fórmula. 

·     O ideal não é lavar os cabelos todo dia. No entanto, se você sente necessidade de lavá-los diariamente, não aplique xampu sempre, para evitar que os fios fiquem porosos. Alterne seu uso dia sim, dia não, e nos dias em que não usá-lo, use apenas condicionador nas pontas. 

·   Escove bastante seus cabelos, para ativar a circulação do couro cabeludo e distribuir a oleosidade ao longo dos fios. Prefira uma escova tipo raquete com bolinhas nas pontas das cerdas, que massageiam a cabeça. 

·        Sempre que expor os fios ao sol, aplique um filtro solar especial para evitar que a cor desbote.

6 – Manutenção 



·      Uma vez por mês, recorra a um dos tratamentos de choque já citados para manter os cabelos bonitos e saudáveis. Se você não tem tempo ou dinheiro para ir ao salão, use cremes de tratamento em casa, uma vez por semana. Uma boa hidratação é fundamental para manter os fios saudáveis, macios e brilhosos. 

·    As máscaras de tratamento vendidas em mercados e farmácias dispensam o uso de toucas térmicas. Lave os fios, seque-os com uma toalha e, com eles úmidos, aplique o creme mecha por mecha por mecha. Deixe agir por 15 a 30 minutos e depois enxágue. 

7 - Alimentação 

Uma boa alimentação é uma grande aliada da saúde e beleza dos seus cabelos. Evite frituras e comidas muito gordurosas. Beba bastante água e recheie o cardápio com alimentos que dão uma força aos seus fios. 



·        Laticínios com baixos teores de gordura, vegetais verdes e ricos em caroteno e frutas (por causa da vitamina A); 

·   Frutas ricas em vitamina B6 como banana, ameixa e melancia, assim como frutas ricas em vitamina C como goiaba, laranja e acerola; 

·        Nozes e legumes, ricos em biotina e zinco; 

·        Carnes magras, aves e peixes com alto teor de proteína.




Nenhum comentário:

Postar um comentário