sexta-feira, 4 de junho de 2010

Revista 200 Cortes de Cabelo - S.O.S. VERÃO


Dicas de prevenção e tratamento para os principais problemas que atingem os cabelos nesta estação.

Definitivamente, o verão é uma das estações que mais maltrata os cabelos. Alem da exposição excessiva ao sol que desbota e resseca os fios, esse período também conta com outros fatores externos que tanto agridem nossas madeixas. Na lista dos vilões, estão principalmente o cloro da piscina, o sal do mar e a poluição das grandes cidades. Para evitar que você desfile por aí com um visual sem vida, separamos discas de prevenção e tratamento para os cindo maiores problemas que atingem os cabelos durante a estação mais esperada do ano. Confira!

QUEBRADIÇOS

“Fios quebradiços costumam ser mais grosso e com carência de proteínas e melanina. Com a força do sol, eles se romprem com facilidade ou ficam com pontas duplas”, explica Brigitte Revollo, HairStylist e proprietária do salão Brigitte´s Fine Arts, do Rio de Janeiro (RJ). Nesse caso as ações de prevenção e de tratamento são bem parecidas: em ambos os casos, é preciso devolver os nutrientes que faltam na estrutura do fio. O que pode mudar é a freqüência do uso dos produtos. Para prevenir o problema, utilize máscaras de hidratação turbinadas com queratina. Já para tratar os fios quebradiços, procure fazer semanalmente, no salão, reposição de proteínas e de queratina. Seu cabelo ficará outro.

DESBOTADOS

Sim, a culpa também é dos raios ultravioletas, que provocam perda de brilho e aceleram o processo de desbotamento das tinturas. Assim como ocorre com o ressecamento, outros agentes externos também podem potencializar ainda mais esse processo. Entre os principais estão o cloro da piscina e o sal do mar.

Para prevenir o desbotamento, peça para o cabeleireiro fazer uma hidratação tão logo terminar a coloração, reflexo ou mecha californiana. Isso ajudará a fixar ainda mais a cor. Usar xampu para cabelos tingidos e cremes hidratantes também evita que os fios fiquem sem vida.

Já pra tratar o problema, xampus tonalizantes e hidratação constante farão com que você volte a ter os fios da cor que sempre sonhou.

OPACOS

Cabelo opaco é sinônimo de cabelo sem brilho. Nesse caso, o que pode deixar o fio fosco é sua exposição excessiva ao sol, acompanhada de fatores externos como poluição, cloro, sal, vento. Para prevenir o problema, nada melhor do que adotar novos hábitos com os cabelos. Evite lavar os fios todos os dias, pois eles podem perder ainda mais a sua oleosidade natural. Protetor térmico também deve ser um habito diário, bem como aplicar leave-inantes de pegar praia ou piscina. “ Já para voltar a ter fios com brilho, use produtos ricos em queratina tanto em casa quanto no salão”, Indica Brigitte Revollo. Duas outras receitinhas caseiras que fazem diferença: dar o ultimo enxágüe durante o banho com água fria ou com água mineral.

MURCHOS

Cabelos excessivamente gordurosos tendem a perder o volume, balanço e movimento ganhando aquela aparência murcha e completamente sem vida. Outro probleminha muito comum é esse tipo de fio com um aspecto sujo no verão, uma vez que o suor também pode estimular o aumento na produção da oleosidade. Tanto para prevenir quanto para tratar esse mal a saída é bastante fácil e barata: use xampu para cabelos oleosos no seu dia a dia. Pegue leve também na quantidade de leave-in aplicada no cabelo, restringindo seu uso às pontas.

RESSECADOS

A luz e o calor do sol vem acompanhados de raios ultravioletas que desidratam os cabelos e acentuam a perda de elasticidade. O resultado não poderia ser outro: fios extremamente ressecados e com aquele aspecto de vassoura.

Para prevenir esse problema, utilize diariamente um bom leave-in liquido com protetor solar na sua formula. Como o excesso de chapinha e escova no verão podem potencializar o ressecamento, outra saída é redobrar os cuidados diários. “Aplicar semanalmente mascaras de hidratação e utilizar protetor térmico antes de alisar os fios são duas ações simples que dão bons resultados”, destaca Brigitte Revollo.

Hidratação também é a receita para tratar o ressecamento quando ele á é uma realidade, assim como o uso de reparador de pontas. Como o ressecamento quando ele já é uma realidade, assim como o uso de reparador de pontas. Como o ressecamento é reflexo de uma má distribuição da oleosidade natural dos fios, as pontas acabam sendo as primeiras a sofrer como o problema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário