quinta-feira, 20 de setembro de 2012

5 Mitos ou verdades sobre os cabelos



Quando se fala em os cabelos, existem muitas teorias sobre o que fazer o que não fazer durante o cuidado e a manutenção. Você já deve ter ouvido muitas “dicas” para não vacilar e não danificar seu cabelo. Muitas delas são verdades; outras, fruto das superstições. Desvende os 5 mitos (ou verdades) sobre seus cabelos:


1-Dormir com o cabelo molhado facilita a queda:
Verdade. Dormir com os fios molhados proporciona um ambiente úmido e propício aos indesejados fungos e, consequentemente, a queda de cabelo. Lave os cabelos bem antes de dormir e secar as madeixas com o secador. Se o seu cabelo é volumoso e demora a secar, o ideal é lavá-lo no início do dia.

2-O cabelo cresce mais durante a gravidez:
Verdade. Durante a gravidez, a mulher tem muitas alterações hormonais que provoca várias mudanças em seu corpo. Dentre elas, o maior crescimento capilar durante a gestação.

3-Cortar regularmente evita a queda: 
Mito. Aparar as pontas do seu cabelo, no máximo, pode dar uma mudada no seu visual, mas não influi na queda dos fios. O que acontece é que ao cortar o cabelo, a parte mais fina, localizada perto das pontas, é retirada, e o que ficam são os fios mais grossos, próximos à raiz, dando uma impressão de que o cabelo está mais volumoso, temporariamente, depois do corte.

4-A caspa favorece a queda:
Verdade. A caspa é causa por um excesso de oleosidade no couro cabeludo, que em seguida inflama e descama, produzindo aqueles “floquinhos de neve” que caem sobre a nossa roupa.  Esse processo inflamatório, mesmo sendo superficial, pode acabar afetando as células tronco da fibra capilar, tendo como conseqüência a perda dos fios quando não tratados adequadamente. 

5-Lavar os cabelos todo dia aumenta a queda:
Mito. Os cabelos que caem durante a lavagem já estão em fase de queda ou, uma hora ou outra, vão acabar caindo. Existem também fases em que os fios caem mais e, em outras, caem menos. Isso faz parte do processo natural de renovação do cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário