Truques certeiros e produtos poderosos para dar um fim aos fios arrepiados.
1º Controle a rebeldia.
Fios em crescimento ou lisos demais podem “espetar”. Para acabar com o problema, coloque uma pequena quantidade de pomada seca nas mãos, espalhe e aplique o produto suavemente sobre o comprimento e o couro cabeludo.
2º Nutrição extra.
O frizz pode ser sintoma de falta de hidratação, quando o problema é causado pela quebra do cabelo. Por isso, semanalmente use mascaras ricas em ingredientes nutritivos, como ceramidas, manteiga de karitê, proteínas e vitaminas E.
3º Leave-in para todas.
Toda mulher deve usar leave-in! Ele hidrata, protege os fios, diminuem o volume e, é claro, o frizz. Aplique o produto nos cabelos limpos e úmidos, passando no comprimento e nas pontas (fique longe da raiz). Quem sofre de excesso de oleosidade, deve dar preferência a formulas e leves produtos com consistência mais liquida.
4º Cuidado com a química.
Alisamentos e colorações podem agravar o os fios rebeldes, principalmente quando são feitos de forma inadequada. Por isso, procurar um profissional sempre que for realizá-los é essencial para quem deseja evitar o problema. E não esqueça de redobrar os cuidados com a hidratação após qualquer um desses procedimentos.
5º Esfrie a cabeça.
Após fazer uma escova, passe um jato de ar frio na cabeleira usando o próprio secador. Isso ajuda a eliminar o frizz e, de quebra dá mais brilho aos fios.
6º Tratamentos power.
Alem dos cuidados do dia a dia, invista nos procedimentos poderosos no salão, como as cauterizações, nanoqueratinizações, escovas nutritivas e blindagens térmicas. Todas essas técnicas recuperam a fibra capital, nutrem e dão mais peso ao fio, eliminando o arrepiado. “Pode-se fazer a cada 30 dias”. Orienta o cabeleireiro Rodrigo Pasqualini, do salão da praia, do Rio de Janeiro.
7º Leia o rótulo
Na hora de escolher os produtos para as madeixas passe longe daqueles que contenham pH alcalino. “Eles agravam o problema”, revela Brigitte Revollo, hairstylist do salão Brigitte´s Fine Arts, do Rio de Janeiro, Xampus que contenham sal ou os antiresiduos também devem ser evitados.
8º Íon amigo
Escolha secadores e chapinhas que emitam íons negativos enquanto secam ou modelam os fios. Eles combatem a eletricidade estática do cabelo e evitam o aparecimento do frizz.
9º Prateleira recheada
Seruns pomadas reparadores de pontas são ótimos para disfarçar temporariamente o problema. Só não exagere na dose para não deixar o look com aspecto pesado. “Use só um pinguinho mesmo, que deve ser bem dissolvido entre as mãos para depois aplicá-los nos fios”, orienta Brigitte Revollo.
10º Secagem prefeita
Dê preferência para toalhas feitas de microfibra, que previnem a formação do frizz. E nada de esfregá-la na cabeça na hora de secar o cabelo. Apenas aperte o tecido nos fios, retirando o excesso de água.